Pátina provençal é uma técnica de pintura e acabamento que confere um efeito envelhecido à madeira. É cada vez mais uma tendência na decoração e nós temos de confessar…ESTAMOS RENDIDAS!

É um processo super fácil que imita as marcas e arranhões de décadas de uso e desgaste numa peça de madeira. É a técnica ideal para ser usada em móveis com trabalhados e detalhes interessantes.

Usar esta técnica numa peça de mobília é uma óptima maneira de lhe dar uma nova vida.

É importante ter em atenção a cor a usar na pátina provençal. O propósito de usar esta técnica é fazer a peça parecer mais antiga do que é. Portanto, não faria muito sentido usar uma cor brilhante ou fluorescente.

Quando a peça desejada é escolhida, o próximo passo é prepará-la. Todas as superfícies têm de ser limpas para remover todos os óleos, colas e sujidade. Uma vez limpa, a peça deve ser inspeccionada quanto a danos. É nesta fase que todas as reparações devem ser feitas.

Reparações concluídas… e agora?! É HORA DA PINTAR!

 

Pátina provençal

 

A nossa tinta de eleição é a tinta com efeito giz… mas existem inúmeras possibilidades! A tinta de giz é super fácil de trabalhar e dá um efeito lindo! Não entre em pânico se experimentar e à primeira aplicação ficar com mau aspecto… a primeira demão é mais absorvida em algumas partes e outras nem tanto! Deixe secar bem e dê mais uma ou duas demão!

A característica principal de um acabamento pátina provençal é o aspecto desgastado. Isto é criado danificando intencionalmente a pintura para revelar a superfície por baixo. Esta pode ser a parte divertida para muitas pessoas, nós incluídas!

O truque é ser criativo ao aplicar esses efeitos. Use palha de aço, uma faca ou apenas uma lixa para criar esses efeitos. As bordas devem ser lixadas para criar uma aparência mais autêntica… pense nas áreas mais prováveis para a peça ser usada e concentre-se nelas!

Agora que o trabalho duro de criar a aparência desejada foi concluído, é hora de selar a peça. Isso pode ser feito com alguns produtos diferentes. Uma das formas mais populares, e a que nós também mais usamos, é com cera. Ao usar cera, muitas vezes pode ser necessário várias camadas para selar completamente a peça.

Et Voilà! É tão fácil quanto isto… Sente-se capaz de experimentar?

 

Para mais informações pode contactar-nos aqui.

Leave a comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *