Passos básicos no restauro de móveis….vamos aprender?

Não somos uma “lavagem automática”, não nos limitamos a “lavar a cara” a esta ou aquela peça que por aqui nos aparece só para ficar com melhor aspecto ou enganar o observador menos atento!

Seja madeira, ferro ou outro qualquer material que entre no Atelier da Belmira para ganhar nova vida ou até novas funções, é sujeito a um processo delicado, atenção ao detalhe e muita paciência.
Recuperar mobiliário antigo requer uma série de passos e técnicas que exigem tempo, dedicação e muita paciência.

Não estamos aqui a falar de nenhuma ciência nuclear nem de cálculos científicos para obter resultados honestos e positivos… simplesmente dedicação, algum conhecimento e gosto pela actividade.
Aqui ficam alguns passos básicos no restauro de móveis bem feito e digno desse nome:

Limpeza/Descontaminação

Antes de mais é SEMPRE necessário preparar as superfícies, o que significa limpar, decapar e descontaminar se for caso disso. As tintas, vernizes ou outros produtos anteriores devem ser completamente eliminados!

Lixar e reparar

Imperfeições, desgaste, buracos de parasitas (carcoma/bicho da madeira) ou mesmo pequenas falhas requerem lixas de diferentes calibres, produtos de descontaminação e massas de enchimento adequadas.

Preparação para pintura

Depois desse processo inicial que requer algum tempo de secagem/repouso, inicia-se o processo de pintura propriamente dito, seja com tinta ou verniz. Para tal, e consoante o tipo de madeira ou material em causa, utiliza-se um primário para uniformizar e proteger as superfícies.

Acabamentos

Para terminar, normalmente aplica-se uma cera de brilho ou verniz consoante o resultado pretendido.

As explicações anteriores não são mais do que os passos “básicos” para se obter um resultado satisfatório e minimamente honesto. Para além do acima descrito existem ainda uma infinidade de técnicas, sejam elas de reparação, preparação, pintura e acabamentos. Seja como for… o segredo principal em todo este processo será sempre a dedicação e a paciência!


Somos o Atelier da Belmira sempre disponível para realizar e apoiar os vossos projectos! Para mais informações nao hesitem em contactar-nos.

5 comments

Leave a comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *